O termo blogosfera foi criado por Brad Graham, a 10 de Setembro de 1999, tratando-se de um termo colectivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade de rede social, sendo um fenómeno social.
Os blogs tornam-se, cada vez mais, uma ferramenta fundamental de comunicação.Surgem como formas de expressão pessoal de cada individuo, onde este deposita as suas ideias, opiniões e/ou divulgação de informação. Pode-se, atraves dos blogs, partilhar experiências, pensamentos, debater ideias, abordar diferentes perspectivas. Sendo um serviço on-line, permite que possam ser acedidos em qualquer parte do mundo, permitindo que as barreiras territoriais diminuam, não existindo fronteiras de espaço.
Em educação, como é o nosso caso, este surge através de uma autoria múltipla. Será utilizado de forma reflexiva em torno de vários assuntos educativos, servindo como apresentação de trabalhos realizados, estando a informação que é publicada organizada de forma cronológica. Constará também a inclusão de alguns links para que os visitantes possam aceder para ficarem a saber um pouco mais sobre os assuntos expostos no blog, contendo, deste modo, as mais variadas fontes e formas de informação,integrando diferentes ramos de conhecimento. Representa uma educação, um meio para a construção e transformação da informação em conhecimento. Citando Paulo Dias, docente na Universidade do Minho,
"comunicar em rede traduz-se assim numa mudança nos espaços e processos de educação, na concepção e desenvolvimento de novas abordagens para a realização das aprendizagens on-line que compreendem nao sónovas formas de comunicar mas, principalmente, a adopção de processos colaborativos na construção das aprendizagens e do conhecimento" (Dias,2008:21).
Fontes:
DIAS, Paulo (2004) Processos de Aprendizagem Colaborativa nas Comunidades Online